Fazendo fronteira com a Bolívia e o Paraguai ao norte, com o Chile ao sul e ao oeste e com o Brasil e o Uruguai ao leste, está a Argentina. Com a extensão territorial de 2 780 400 km², é considerada o segundo maior país da América do Sul e o oitavo maior do mundo.
A Argentina é formada por vinte três províncias e uma cidade autônoma, Buenos Aires, a qual também é a capital do país.
A República Presidencialista da Argentina traz como comandante a presidente Cristina Fernández de Kirchner.
Com o clima temperado, e solos férteis, a base da economia argentina é a agricultura, embora a pecuária marque grande presença no país.
De sua população de 40 milhões de habitantes (aprox. 14 hab./km²), 97,6% dela é alfabetizada. A esperança de vida na Argentina é de 75 anos, a mortalidade infantil é de 13,4 crianças mortas para mil nascidos, e o IDH argentino atinge a marca de 0,866.
A cultura argentina é bastante admirável. Quem nunca ouviu falar no tango? Só que esse diferenciado tipo musical só marca presença na capital Buenos Aires, no interior do país, é predominado o folclore. O teatro também é muito valorizado na Argentina, pode ser comparado ao cinema no Brasil. E não precisamos nem citar que pela qualidade indescritível, a base da pirâmide alimentar argentina é a carne de vaca.
O país tem como moeda o desvalorizado Peso Argentino, um dos fatores causadores da decadência econômica atual da Argentina. Na busca pelo grande motivo desse problema financeiro, alguns pesquisadores afirmam que isso se dá à incapacidade da República de acompanhar as transformações mundiais em relação à economia.
Vejamos: Argentina, um país riquíssimo, que conta com a presença da Cordilheira dos Andes e da Patagônia valorizando o turismo e que já foi considerado um dos países mais ricos da América do Sul. É complicado justificar toda essa recessão financeira.
De qualquer forma, a Argentina é um país encantador, repleto de belezas naturais, possui uma incrível cultura, é interessante conhecer, visitar as galerias de arte, assistir as apresentações de tango, descobrir o que temos de melhor na América do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário